E o guri que comprou um pacote de hóstia para saber o gosto? Herege?

Um garoto comprou um pacote de hóstias para saber qual o sabor daquilo. O dito cujo trata-se de Caio Scheffer, um influenciador que compartilhou sua experiência nas redes sociais. A maioria das manchetes trata de averiguar a opinião dos internautas. Eu entrei na onda.

Primeira coisa: ele não comprou um pacote de hóstias, ele comprou um pacote de partículas feitas de farinha (sim, só farinha, nem sal vai na receita). Como catequista, vejo isso como uma curiosidade potencial da parte do Caio.

Não foi uma heresia o que ele cometeu, isso deve ficar muito claro: ele não comeu Hóstia. Ele comeu as partículas de farinha que mais tarde, através da oração da Igreja por meio do padre in persona Christi e toda a comunidade ali reunida, pela transubstanciação, deixa de ser um floquinho de farinha e passa a ser o próprio Cristo.

Dito isso, acredito que o Caio aproveitou a onda de um assunto que tinha um alto potencial polêmico e fez dele uma experiência pessoal – que acabou se tornando social. Sim, social, porque mostra o quanto a sociedade se interessa por temas religiosos, sobretudo os tabus, e nisso a Igreja Católica oferece um prato cheio.

Digo o seguinte: o Caio experimentou um pãozinho simplesinho de farinha, que, confesso, até eu já comi (antes de ser Hóstia) na hora da fome. Mas ele não experimentou a Hóstia. Não é um herege. É um curioso.

Portanto: herege? Não. Guarde a fogueira para outra ocasião. Mas faço uma ressalva: é sempre bom ser tratado com respeito, e algumas falas do Caio certamente foram deselegantes, pra dizer o mínimo, e são frutos da ignorância dos fatos e da relevância daquilo sobre o que ele falava.

Quando ele diz “Ai, tanta ansiedade pra isso?”, parece não entender que, primeiro, ansiedade é algo sério e no mínimo um sintoma importante. Segundo, ele ainda não experimentou a Hóstia, porque não é sobre o gosto e a textura, que são propositalmente bem sem graça. É sobre Quem você está deixando entrar na tua casa.

Caio: quer experimentar a Hóstia? O caminho é o mesmo para todos, do papa ao que escreve este artigo, até você e qualquer um dos meus catequizandos: opte por ser católico. Na vida, certas experiências não se compram pela internet.

Abaixo, você pode assistir o vídeo que o colunista comenta.

Deixe um comentário