As lentes da Princesa de Gales

Achei curiosa uma coincidência entre aniversários que envolve a falecida Princesa de Gales e o universo das lentes, neste caso, daquelas do cinema.

No próximo dia 31 de agosto será recordado mais um aniversário de falecimento deste ícone da humanidade. Serão 23 primaveras sem o seu glamour a encantar e polinizar o jardim do mundo. Ela teria 59 anos.

O curioso é que a Princesa morreu no aniversário de cem anos da patenteação do cinetoscópio, invenção de Thomas Edison cuja função era projetar filmes. Um capricho do destino, uma zombaria do universo, um recado macabro. Quem poderá dizer?

O fato é que não pude deixar de relacionar os dois eventos com a jornada vivida por Diana Frances Spencer.

Surgida aos olhos do mundo como um mocinha tímida, a adolescente de 19 anos é confirmada como futura esposa do Príncipe de Gales, herdeiro do trono britânico. O pomposo e midiático casamento, detentor da alcunha de “O casamento do século”, ao contrário de qualquer expectativa, revelou-se algo impensavelmente mais trágico do que aquilo que os piores pesadelos da realeza poderiam ter desenhado.

1992 chega com a impactante notícia da separação de Charles e Diana, pais de William e Harry. O ato seria definitivo em 1996, através do divórcio.

Além dos dois filhos, Diana herdou um relacionamento muito conturbado de seu casamento, talvez ainda mais problemático que a relação com o ex-marido. Vivia entre amor e ódio com as lentes das incontáveis câmeras que desejavam seus melhores ângulos dia e noite, estivesse só, com namorados, filhos ou em missão humanitária. Nem mesmo seu apelo de deixar os filhos em paz teve muito efeito.

O mal estar foi grande a ponto de fazer da imprensa um dos maiores alvos da revolta mundial pela morte da princesa, compartilhando a ira popular com a família real pelo silêncio da monarca inglesa.

O fenômeno morreu na cidade luz, cercado por lentes, no centenário do primeiro projetor de filmes patenteado. Num gesto macabro de carinho, parece que a Princesa do Povo aprumou para o tapete vermelho-sangue de sua pré-estreia no Céu.

Foto: Reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s