Coronavírus: você já viu esse trem passar

Foto: Ashkan Forouzani // Unsplash

A crise que parou o mundo lembra as crises pelas quais você já passou. Ela é apenas mais um desafio.

Covid-19 é o nome de uma doença que marcou para sempre a história da humanidade. Não sou historiador, mas acredito que posso emitir uma impressão pessoal: assim como a Peste Negra marcou a Idade Média, a covid-19 está marcando o século XXI.

E digo no presente porque este trem ainda não terminou de passar.

Trem? Como assim, “trem”?

Pensando sobre como entender o auê causado por este novo vírus, cheguei à imagem do trem que cruza uma cidade. Desde criança, uma das maiores marcas que me deixava a cidade de Carazinho, quando por ela passava, era a dos trilhos de trem que cortam a cidade, atravessando as ruas e obrigando a inclusão de placas de “Pare!” e “Escute!”.

A sociedade quer atravessar a Avenida 2020 e o trem da COVID-19 obrigou a levar isto em conta: pare e escute!

“Pare!”

Porque foi isso que aconteceu. O vírus chegou, impressionou o mundo, intrigou as pessoas no outro lado do planeta em relação à China e chegou até elas – até nós. E, assim, pisamos nos freios e paramos nossos automóveis. Paramos a máquina da sociedade e, sem o seu trote – ou, melhor, sua correria insana –, estamos aprendendo a esperar e, especialmente, a escutar.

“Escute!”

Porque agora, de certa forma, é a grande condição de todo o mundo. Televisão, rádio, internet, smartphones, outdoors, revistas, áudios de whatsapp, a própria empresa, os políticos… Tudo fala dela, uma sombra do ano passado destinada a atormentar o mundo em 2020. E todos escutam sobre ela. Todos querem entender mais sobre ela, a covid-19!

Veja você, agora, que, por mais que se fale de tudo que se possa falar sobre esta doença – se foi ou não inventada em laboratório ou até mesmo se existe ou não –, a grande questão que todos queremos saber é quando isso vai terminar. A verdade é que não sabemos.

Depois “Siga!”

Mas sabemos que sim, isso vai terminar e teremos visto, todos juntos, mais esse trem passar, assim como vimos uma crise financeira de 2008, uma H1N1 de 2009, um fim de namoro esses dias atrás, a morte de alguém mais que extremamente importante, o fim de um emprego desejado, o término daquela viagem dos sonhos…!

Tudo passa a seu tempo e em suas proporções e, nessa passagem, deixa de si e também leva um pouquinho de nós. Saiba seguir em frente!

Boa sorte! Boa crise da covid-19!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s