Ele amou Nova Iorque

Milton Glaser, autor do logo “I ❤ NY” e um dos maiores nomes da ilustração e das artes gráficas, morreu aos 91 anos, em Manhattan, Nova Iorque, EUA.

Corbis via Getty Images

Fiquei sabendo hoje da morte de Milton Glaser e fiquei comovido. Não era fã, nem acompanhava seus trabalhos. Assim como para a maioria das pessoas, ele teve relevância para mim primeiramente por causa do icônico logo para a cidade de Nova Iorque. Antes de hoje, sequer me lembrava de ter ouvido falar dele. Contudo, certamente já li seu nome quando pesquisei, há uns dois anos, a história do logo “I ❤ NY”.

“I ❤ NY” ou, em português, “EU ❤ Nova Iorque”, é um dos maiores símbolos da megalópole e também uma das ideias mais imitadas ao redor do mundo. Como parte de uma nova estratégia propagandística de turismo para o estado de Nova Iorque e da cidade homônima, se tornou o maior legado de Milton Glaser. A arte foi desenvolvida em 1977, sendo primeiramente esboçada em um rascunho no banco de trás de um táxi, sendo adequado para o modelo original no Museum of Modern Arts of Manhattan.

Como sou admirador das artes gráficas, quando fiquei sabendo quem era Milton Glaser a comoção foi inevitável por conta da admiração que eu nem sabia ter por este homem. Curioso, não? Este sentimento de admiração tornou-se maior quando soube que um dos primeiros trabalhos dele foi desenvolver capas de edições especiais para alguns livros, inclusive de Shakespeare.

Outro grande trabalho revelador e que certamente foi inspirador para vários outros artistas trata-se do pôster que serviu de arte de capa do álbum Bob Dylan’s Greatest Hits, de 1967.

Não por acaso, em 2009, o presidente Barack Obama entregou-lhe a maior honraria individual que um artista pode receber em nome do povo estadunidense: a National Medal of Arts (pt.:Medalha Nacional das Artes).

Em 26 de junho, no seu aniversário 91 anos, Milton Glaser faleceu por insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC) em sua casa, em Mahattan, no coração de sua amada Nova Iorque.

Conheça mais das obras de Milton Glaser através do portfólio disponibilizado pelo site oficial do artista:  https://www.miltonglaser.com/files/mg_portfolio-2877.pdf

Saiba mais sobre a campanha de turismo “I ❤ NY”.

Imagem de destaque: MANDEL NGAN / AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s